sexta-feira, dezembro 01, 2006

O Caminho...

A história do grupo a caminho, é ainda curta no tempo mas profunda na fé que conhece. Nenhum chamamento para o Pai surge sem ter na sua essência o mistério vivo de Jesus Cristo nos corações daqueles que vivem para O anunciar na sua comunidade, na sua família, no seu circulo de amigos, no seu dia a dia.

Foi na paróquia de São João de Deus em Lisboa, que a ideia da primeira peregrinação em Outubro de 2003, nasce de um facto concreto: promessa a cumprir num acto de agradecimento e amor a Nossa Senhora “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, eu estarei no meio de vós”.

Como as flores que nascem com o primeiro raio de Sol da manha, também logo um primeiro grupo se pôs a caminho. Para todos uma primeira experiência onde peregrinar transformou-se num acto de fé no sair-se de si próprio e entregar-se incondicionalmente nas mãos de Deus, confiando no seu amor e na sua providencia.

Falar deste grupo sem mencionar o Rev. Pe. José Melo pertencente a comunidade de Nossa Senhora de Schoensttat seria como caminhar sem a leveza no andar e as esperança no olhar, assim como Nossa Senhora de Fátima nos Guia, nossa Senhora de Schoensttat acolhe-nos passo a passo, fortifica-nos no cansaço e na dor, alimentamos na falta e no vazio enchendo-nos de força e coragem em cada etapa do caminho.

Quando se experimenta a água da fonte viva nada mais nos afasta da luz da visão de Deus que passa a ser a meta da nossa jornada sobre a terra. Quando um experiência de fé se transforma numa atitude de vida, num projecto de Deus, toma um novo sentido e caminha para novas partidas, novos projectos e um único sonho: amar Jesus com o coração de Maria.

O grupo acredita no único caminho que lhe foi revelado, a Missão da Evangelização, sobe a protecção de Nossa Senhora, pretendendo encontrar, novos peregrinos, que se deixem guiar pela palavra e pela experiência daqueles que já fizeram o caminho. Em grupo podemos vencer mais facilmente os obstáculos, enfrentar o desalento e o cansaço, curar as feridas e secar as lagrimas. Em grupo queremos acolher, partilhar, rezar, sofrer e cantar.

2 comentários:

ana disse...

Quero felicitar-te pela tua iniciativa de fazeres um blog do nosso Grupo a Caminho...Que este nosso Grupo continue por muitos e bons Anos e que a Luz que nos tem Iluminado nos continue a dar força nesta nossa Caminhada a que nos proposemos...
Dos Peregrinos
Ana Paula Silva e Artur e Xana

MJ disse...

Gostaria antes de mais de vos felicitar pelo vosso magnifico blog.

Descobri o vosso blog, no site da Paróquia de S. João de Deus, quando "matava saudades" da minha paróquia de referência.
Foi na sua Igreja que recebi pelas mãos do Sr. Padre Teodoro o Sacramento do Baptismo e da Eucaristia. Nela fiz também a minha Profissão de fé e durante toda a minha adolescência, partilhei muitas tardes de alegria integrada no então grupo de jovens.

Porque hoje também sou peregrina e guia do grupo de Alcácer do Sal.
Porque a vontade de criar um blog sobre a nossa peregrinação já era grande(confesso que quando vos descobri logo me deram a força e coragem que procurava para avançar com a ideia).
Porque gostava de poder partilhar convosco esta experiência maravilhosa do que é peregrinar a pé e em grupo.
Venho por este meio deixar o meu contacto para que caso também vós estejam interessados o possam fazer.
Até sempre.
Maria João

www.alcacerdosalfatimaape.blogspot.com

O Caminho...