sexta-feira, março 20, 2009

AQUILO QUE O PAPA DISSE...

Se as palavras do Papa acerca da sida e do preservativo durante o voo até aos Camarões forem tiradas do contexto ou forem mutiladas, não só perdem o sentido, como dão lugar a comentários sem fundamento.

Respondendo a uma pergunta formulada em termos negativos - «a postura da Igreja é considerada com frequência irrealista e ineficaz».

A resposta do Papa foi: «eu diria o contrário. Parece-me que a instituição mais eficaz, mais presente na frente da luta contra a sida é precisamente a Igreja católica, com os seus movimentos e com as suas diversas entidades. Penso na comunidade de Santo Egídio, que faz tanto, com visibilidade e sem ela, na luta contra a sida. Penso nos religiosos Camilianos, em todas as religiosas que estão ao serviço dos enfermos… Eu diria que o problema da sida não se pode resolver apenas com dinheiro, que é importante, mas se não houver alma, se não houver gente que saiba como usá-lo, o dinheiro só não ajuda.

Eu diria que não é possível resolver o problema da sida apenas com slogans publicitários. Se não houver uma alma, se os africanos não se ajudarem entre si, não se pode resolver esse flagelo apenas com a distribuição de preservativos: pelo contrário, existe o risco de aumentar o problema.

A solução só se atingirá actuando em duas frentes. A primeira é a humanização da sexualidade, quer dizer, uma renovação espiritual e humana que provoque um novo modo de comportar-se das pessoas entre si. Em segundo lugar, uma verdadeira amizade, sobretudo com as pessoas doentes: a disponibilidade, mesmo com sacrifício e com renúncias pessoais, para estar com os doentes. Estes são os factores que ajudam a ter progressos visíveis».

Roma (J.V.Boo – correspondente do ABC 19.03.2009)

Sem comentários:

O Caminho...